Weight Wide Web (WWW): New Technologies for Overweight and Obesity Treatment in Adolescence

Weight Wide Web (WWW): New Technologies for Overweight and Obesity Treatment in Adolescence

Considerando a crescente prevalência de sobrepeso/obesidade entre os adolescentes e os encargos económicos envolvidos para as sociedades modernas, as novas tecnologias oferecem oportunidades únicas para a prestação de intervenções com excelente relação custo-eficácia. Dada a importante associação entre problemas alimentares, particularmente compulsão alimentar, e sobrepeso, a investigação tem exigido a criação de novas alianças entre os dois campos. Este projeto pretende: A) desenvolver e testar a eficácia de uma intervenção baseada na internet (IB) para adolescentes com sobrepeso/obesidade; B) investigar os correlatos psicológicos, hormonais e neurocognitivos da compulsão alimentar e sua associação com os resultados de peso.
A intervenção-IB incluirá três funcionalidades diferentes: 1) um programa psicoeducativo TCC de 6 meses; 2) Contato direto com um profissional através de sessões individuais de chat; e 3) Um sistema de auto-monitorização que incluirá gráficos de progresso e mensagens automáticas de feedback de recompensa. Um estudo randomizado controlado irá comparar um grupo de controlo de adolescentes (idades entre os 13 e os 18 anos) em tratamento médico usual (mTAU) para sobrepeso/obesidade num hospital central (mTAU-G, n = 80), e um grupo de intervenção que receberá mTAU mais nossa intervenção-IB (IB-G, n = 80). Todos os participantes responderão a um conjunto de medidas psicológicas de auto-relato no início, no meio (3 meses), no final do tratamento (6 meses) e a 6 meses follow-up. Uma entrevista presencial será conduzida para avaliar a presença de comportamentos alimentares problemáticos.
Para investigar correlatos de compulsão alimentar, será também realizada avaliação hormonal e neurocognitiva no início e final do tratamento. Serão avaliadas hormonas que estão implicadas no comportamento de alimentação: Grelina; Leptina; Peptídeo YY; Glucagon-Like Peptide 1; e Oxitocina. As tarefas neurocognitivas avaliarão a função executiva (controle inibitório e adiamento da gratificação), através das tarefas Go/NoGo e “delay discounting”.
Este projeto reúne especialistas em diferentes áreas. A equipa do CIPsiUM tem testado e desenvolvido intervenções-IB para o controle do peso e da alimentação, e investigado mecanismos neurocognitivos de problemas compulsivos. A IR tem uma longa história de colaboração com os membros do Centro Hospitalar de São João, onde a amostra será recrutada. Finalmente, os consultores internacionais têm trabalho extenso em fatores psicológicos e hormonais na ingestão compulsiva.
A inovação deste projeto assenta no uso de uma plataforma digital para reforçar e orientar continuamente os pacientes, proporcionando ao mesmo tempo uma ferramenta para que os profissionais de saúde acedam seu progresso. Finalmente, fornecendo uma compreensão abrangente de diferentes facetas da compulsão alimentar, esperamos explicar os mecanismos através dos quais o excesso alimentar é modelado.

Financiamento: Fundação para a Ciência e Tecnologia  – €226.908,12

POCI-01-0145-FEDER-028209

Resultados finais do projeto aqui>