Ana Pinto Bastos, PhD
Ana Pinto Bastos é doutorada em Psicologia Aplicada pela Universidade do Minho. A sua investigação pretendeu analisar o impacto do comportamento alimentar e aspetos psicológicos nos resultados da cirurgia bariátrica reoperativa, e comparar com os resultados da cirurgia primária já existentes. Adicionalmente, teve ainda como objetivo investigar associações entre variáveis pré-cirúrgicas e resultados psicológicos, comportamentais e de peso a longo prazo neste grupo específico, no sentido de encontrar fatores preditores de resultados de sucesso/insucesso. Paralelamente, teve ainda a oportunidade de participar e colaborar noutros projetos, nomeadamente na implementação do programa APOLO (Acompanhamento Pós-cirúrgico na Obesidade), como co-terapeuta em intervenções em grupo realizadas com pacientes pós-cirurgia bariátrica do Centro Hospitalar de São João e Hospital de Braga.
Atualmente é investigadora pós-doutorada na Universidade do Minho na área das Perturbações Alimentares. Desenvolve ainda trabalho como psicóloga clínica na Associação de Psicologia da Universidade do Minho, centrado na avaliação e intervenção em Jovens e Adultos na área das Perturbações Alimentares e Obesidade.
Os seus principais interesses de investigação focam-se nos processos de tratamento e resultados terapêuticos das intervenções no âmbito das Perturbações Alimentares e Obesidade, bem como no desenvolvimento de estratégias de intervenção adaptadas às necessidades dos pacientes.