Investigadores do GEPA – CIPSI – Escola de Psicologia da Universidade do Minho publicam no “Journal of Eating Disorders”

Paulo P. P. Machado, Ana Pinto-Bastos, Rita Ramos, Tânia F. Rodrigues, Elsa Louro, Sónia Gonçalves e Ana Rita Vaz, investigadores do GEPA – CIPSI – Escola de Psicologia da Universidade do Minho, em colaboração com Isabel Brandão (Centro Hospitalar de S. João) publicam o artigo “Impact of COVID-19 Lockdown Measures on a Cohort of Eating Disorders Patients”, na revista Journal of Eating Disorders.

O presente estudo teve como objetivo avaliar o impacto da pandemia COVID-19 e das medidas de confinamento numa amostra de pacientes com Perturbação Alimentar seguidos como parte de um estudo de tratamento naturalista em curso.

Os resultados sugerem que estes pacientes poderão ser particularmente afetados pelas medidas de confinamento, e realçam a necessidade de estratégias de tratamento que atenuem o seu impacto negativo. Pacientes com Perturbação Alimentar poderão experienciar um agravamento da sua condição, especialmente se associada com dificuldades de regulação emocional, e estas dificuldades poderão ser exacerbadas no contexto de uma crise de stress e de medidas de confinamento.

Referência: Machado, P. P. P., Pinto-Bastos, A., Ramos, R., Rodrigues, T. F., Louro, E., Gonçalves, S., … Vaz, A. (2020). Impact of COVID-19 lockdown measures on a cohort of eating disorders patients. Journal of Eating Disorders8(1), 57. https://doi.org/10.1186/s40337-020-00340-1