Sónia Gonçalves e Elsa Silva, investigadores do GEPA da Unidade de Investigação em Psicoterapia e Psicopatologia do CIPsi – Escola de Psicologia, em colaboração com Rui Gomes, investigador da Unidade de Investigação de Investigação em Apredizagem e Realização, publicam artigo “The Influence of BMI and Predictors of Disordered Eating and Life Satisfaction on Postmenopausal Women” na revista Journal of Women & Aging.
Os autores do estudo compararam comportamentos alimentares, satisfação com a imagem corporal, exercício, e satisfação com a vida em mulheres com peso normal e com excesso de peso na pós-menopausa. Avaliaram ainda os preditores de comportamentos alimentares disfuncionais e da qualidade de vida nesta população. Os resultados mostram que o grupo com excesso de peso apresenta mais comportamentos alimentares disfuncionais, maior insatisfação com a imagem corporal, e pior qualidade de vida. O aumento da idade prediz menos comportamentos alimentares disfuncionais, no entanto, um maior IMC, maior insatisfação com a imagem corporal, e pior qualidade de vida predizem mais comportamentos alimentares disfuncionais na pós-menopausa. As implicações dos resultados são apresentadas no artigo.
Referência: Gonçalves, S., Silva, E., & Gomes, R. (2015). The Influence of BMI and Predictors of Disordered Eating and Life Satisfaction on Postmenopausal Women. Journal of Women & Aging. DOI: 10.1080/08952841.2014.928496