Investigadores do GEPA – CIPsi – EPSi/UM, publicam na Acta Médica Portuguesa

Paula Sousa, Ana Pinto Bastos, Ana Rita Vaz Paulo Machado e Eva Conceição, Investigadores do GEPA, em colaboração com Maia da Costa, Isabel Brandão e Carla Venâncio, publicam na Acta Médica Portuguesa trabalho com o título “Compreender a Sintomatologia Depressiva após a Cirurgia Bariátrica: O Papel do Peso, da Alimentação e da Imagem Corporal”. Este estudo teve como objetivo compreender o papel do peso, alimentação e imagem corporal na sintomatologia depressiva após realização da cirurgia bariátrica.

Os resultados deste estudo mostraram que um subgrupo de doentes apresenta um aumento de peso significativo após a cirurgia bariátrica que está associado a episódios de IAC, a preocupações com a imagem corporal e a sintomatologia depressiva. Estes resultados enfatizam a importância de considerar estas preocupações com a imagem corporal na avaliação psicológica da pessoa que fez cirurgia bariátrica de modo a otimizar o seu funcionamento psíquico e adesão ao tratamento.

Referência: Sousa, P., Bastos, A.P., Venâncio, C., Brandão, I., Maia da Costa, J., Machado, P., & Conceição, E. (2014). Compreender a sintomatologia depressiva após a cirurgia bariátrica: o papel do peso, da alimentação e da imagem corporal. Acta Médica Portuguesa, 27(4), 450-457.

Mais informações em >