Bárbara C. Machado (atualmente na Universidade Católica Portuguesa), Paulo PP Machado e Sónia Gonçalves da Unidade de Investigação em Psicoterapia e Psicopatologia do CIPsi – Escola de Psicologia, juntamente com Carla Martins do Laboratório de Cognição Humana do CIPsi – Escola de Psicologia e Hans W. Hoek, da Parnassia Bavo Academy e da Universidade de Groningen (NL) e Columbia (USA) publicaram um artigo na revista “European Eating Disorders Review”.
Neste artigo intitulado “Risk Factors and Antecedent Life Events in the Development of Anorexia Nervosa: A Portuguese Case-Control Study”, os autores avaliaram os potenciais fatores de risco envolvidos no desenvolvimento da Anorexia Nervosa. O estudo comparou um grupo de mulheres com um diagnóstico de AN com dois grupos (um de controlo psiquiátrico e outro de controlo sem diagnóstico). Os resultados evidenciaram que mulheres com um diagnóstico de AN apresentavam valores mais elevados de perfecionismo, e de atitudes negativas face ao peso e forma corporais. Os comentários críticos face ao peso e forma corporal foram o acontecimento mais significativo durante o ano anterior ao desenvolvimento da perturbação.
Referência: Machado, B. C., Gonçalves, S., Martins, C., Hoek, H. W. & Machado, P. P. (in press). Risk factors and antecedent life events in the development of anorexia nervosa: A Portuguese case-control study. European Eating Disorders Review. (DOI: 10.1002/erv.2286)