Ana Rita Vaz, Eva Conceição e Paulo PP Machado, investigadores do GEPA, da Unidade de Investigação em Psicoterapia e Psicopatologia do CIPsi – Escola de Psicologia publicaram um artigo na revista “European Eating Disorders Review”.
Neste artigo intitulado “Early response as a predictor of success in guided self-help treatment for bulimic disorders”, os autores investigaram o número de sessões e o tempo necessa´rio para se atingir uma mudança clinicamente significativa e quais os preditores de sucesso num programa de auto-ajuda guiada para o tratamento da Bulimia nervosa e perturbações semelhantes. O tratamento consistiu na utilização de uma manual de auto-ajuda e um número reduzido de sessões com um terapeuta para guiar na utilização autónoma do manual terapêutico. Os resultados mostraram que que o tempo necessário para atingir uma mudança significativa para metade dos participantes foram três sessões. Uma resposta precoce ao tratamento, definida como resposta significativa antes da terceira sessão, foi o único preditor significativo de remissão dos sintomas bulímicos. Nenhuma outra característica, incluindo gravidade dos sintomas ou outras pré-existentes se mostrou significativa. Estes resultados permitem alicerçar empiricamente decisões clínicas num modelo de intervenção por passos.
Referência: Vaz, A., Conceição, E. & Machado, PP. (in press). Early response as a predictor of success in guided self-help treatment for bulimic disorders. European Eating Disorders Review. (DOI: 10.1002/erv.2262)