Victor Cláudio, atualmente, investigador do ISPA, João Aurélio (ISPA) e Paulo PP Machado da Unidade de investigação em Psicoterapia e Psicopatologia do CIPsi – Escola de Psicologia, publicaram um artigo na revista “Clinical Psychology & Psychotherapy “.
Neste artigo, baseado na investigação do doutoramento realizado na Universidade do Minho pelo primeiro autor, são apresentados os resultados de um estudo sobre a relação entre o processamento e evocação da informação em sujeitos deprimidos. Uma tarefa de memória autobiográfica foi aplicada a 42 sujeitos com diagnóstico de perturbação depressiva major, 28 sujeitos com perturbação de pânico e 51 participantes sem qualquer diagnóstico. Os resultados indicaram a existência, entre os sujeitos deprimidos, de um viés no processamento e evocação de informação negativa.
O facto de os sujeitos deprimidos recordarem predominantemente memórias categoriais deverá alertar os terapeutas para a sua presença e para a dificuldade de evocar memórias específicas. A importância de insistir em memórias específicas como meio de interromper o viés depressivo deve ser enfatizada no processo terapêutico.